V II   S E M A N A   D E  

Geografia 2019

“Que tempos são estes em que é preciso defender o óbvio?”

Bertolt Brecht

De 08 a 11 de outubro

     A frase do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht se faz bastante atual e nos remete, em um primeiro momento, a uma provocação preenchida de ironia sobre as ameaças que estamos vivendo atualmente. Vemos como resultado desse novo tempo o desmonte das conquistas políticas e sociais que foram reivindicadas e conquistadas ao longo de séculos de mobilizações e que asseguraram a construção das garantias mínimas da dignidade humana.

     Em um segundo momento, através da análise das condições sócio-políticas de nosso tempo, nos pegamos em questionamentos anacrônicos, advindos do choque estabelecido entre a lucidez dos processos históricos e o observar de práticas retrógradas. O triunfo da supressão de liberdades fundamentais, a desmoralização de movimentos sociais legítimos. Além disso, o desmonte de instituições e direitos básicos, visando minar garantias que outrora foram consideradas como direitos universais.

     Tal panorama nos lembra da necessidade da eterna vigilância imanente ao funcionamento das garantias democráticas, o cuidado incessante dos rumos tomados em relações interpessoais, e por fim, a indispensável construção da individualidade humana, dotada de senso crítico independente.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now